Sudeste

IPTU Petrópolis 2020 (RJ): Consulta, 2 Via, Valor

Os donos de imóveis localizados na região de Petrópolis já poderão emitir a 2ª via do IPTU Petrópolis 2020 pela internet. Você poderá tirar todas as suas dúvidas e aprender como tirar essa 2ª via do IPTU Petrópolis 2020 aqui nesse artigo. Confira a seguir!

IPTU Petrópolis 2020
IPTU Petrópolis 2020

IPTU Petrópolis 2020

O IPTU ou Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo que tem grande importância para todo o país pois ele faz parte da maior fonte arrecadatória de todas as prefeituras.

Os valores arrecadados com esse tributo servem como um instrumento urbanístico, sendo investido em diversas melhorias para os cidadãos. Ele poderá ter um papel fiscal como também social.

O pagamento desse imposto é obrigatório e incide sobre todas as propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, localizadas em áreas urbanas.

IPTU Petrópolis
IPTU Petrópolis

➥ Confira o valor deste imposto em cidades do Rio de Janeiro:

Valor do IPTU Petrópolis 2020

Existem algumas informações importantes para se determinar o valor do IPTU Petrópolis 2020 como o valor venal e a alíquota determinada pela Prefeitura.

Esses dois valores são levados em conta pois o valor venal corresponde ao valor de venda desse imóvel e quanto ele foi pago em dinheiro à vista e a alíquota corresponde à porcentagem que a Prefeitura determina que é aplicada sobre o valor venal.

É importante que os contribuintes saibam que o valor venal de um imóvel é diferente entre os municípios, portanto, o seu IPTU 2020 pode ser diferente do IPTU de outra cidade vizinha.

Para saber com exatidão o valor do IPTU de 2020 é necessário aguardar mais um pouco pois a alíquota ainda não foi divulgada pela Prefeitura.

Emitir a 2ª Via do IPTU Petrópolis 2020

A emissão da 2ª via do IPTU Petrópolis 2020 pode ser feita pela internet e o procedimento é bem simples e rápido.

Essa disponibilidade facilita muito a vida dos cidadãos que não possuem muito tempo para ficar nas filas intermináveis de atendimento. Para imprimir a sua guia de pagamento, você precisará apenas de um computador com acesso à internet e uma impressora.

O carnê para 2020 ainda não pode ser emitido pois o IPTU de 2020 ainda não começou a ser cobrado, mas basta seguir as informações abaixo para saber como fazer a emissão assim que o mesmo disponível.

Veja:

  • Passo 1 – Visite o site da Prefeitura de Petrópolis ➜ Clique aqui.
  • Passo 2 – Na tela que abrir, você deverá digitar os números da inscrição do seu imóvel. É muito importante que você preste bastante atenção para não digitar números errados. Tenha a sua escritura em mãos e digite corretamente.
  • Passo 3 – Clique em “Consultar Débitos”.
  • Passo 4 – Verifique as informações que aparecerem e confira os resultados.
  • Passo 5 – Para fazer a impressão deste documento, basta selecionar o ícone da impressora e clicar em “imprimir”.
Emitir a 2ª Via do IPTU Petrópolis 2020
Emitir a 2ª Via do IPTU Petrópolis 2020

Saiba também como emitir a segunda via:

Contato da Prefeitura de Petrópolis

Você poderá resolver alguns assuntos pessoalmente na Prefeitura de Petrópolis ou na Secretaria de Fazenda. Anote as informações a seguir e dirija-se até lá:

Prefeitura de Petrópolis

  • Endereço: Avenida Koeler, 260 – Centro
  • Telefone: (21) 2246-9000

Secretaria de Fazenda de Petrópolis

  • Endereço: Rua 16 de março, 183, 1º andar – Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *