Sudeste

IPTU Guarujá 2020: 2 Via, Consulta, Pagamento, Desconto e Prefeitura

Para cumprir com o seu dever de cidadão o morador do Guarujá deve se programar quanto ao IPTU 2020 Guarujá, um tributo que deve ser pago por todos os proprietários de imóveis que pertencem a área urbana da cidade. Mais informações sobre o IPTU 2020 Guarujá você encontra agora neste artigo.

IPTU Guarujá 2020
IPTU Guarujá 2020

Conheça a Função do IPTU 2020 Guarujá

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado em todos os municípios do país, é de responsabilidade da administração pública determinar toda a área burocrática deste imposto.

O valor arrecadado com o pagamento do IPTU deve ser revertido nos serviços públicos municipais.

✓ Comparando preços? Veja também os valores dos IPTU’s:

Por isso, o contribuinte age como investidor da sua própria cidade, já que o imposto ocupa boa parte da renda dos cofres públicos, e deve custear setores que beneficiam o próprio munícipe. Por exemplo: saúde, educação, segurança, limpeza, infraestrutura, saneamento básico e etc.

Os proprietários de imóveis como: apartamento, casas, comércios, prédios, terrenos mesmo que sem edificação e salas comerciais, são os responsáveis por realizar o pagamento do IPTU 2020 Guarujá.

Valor IPTU Guarujá

A base de cálculo do valor IPTU 2020 é o valor venal do imóvel, que é estipulado seguindo como referência o local em que o imóvel está instalado e o seu tamanho em m².

É possível que o valor seja reajustado para 2020, assim como a alíquota que deve ser multiplicada pelo valor venal.

Enquanto não é divulgado o código tributário de 2020, determinado por vereadores, prefeito e administração pública, é possível ter a base do valor da alíquota seguindo o que foi decidido em 2018, já que poucas alterações devem ser feitas. Veja só:

  • Propriedade Territorial Urbana – 3%;
  • Propriedade Predial Urbana – 2,2%.

Para ter o valor do IPTU Guarujá 2020 é necessário multiplicar o valor venal da propriedade pela alíquota que corresponde ao tipo de imóvel.

Consulta e 2 Via IPTU 2020 Guarujá

A Prefeitura Municipal disponibiliza em seu site que a consulta e 2° via IPTU 2020 Guarujá seja feita de uma forma bem fácil, basta inserir o número de inscrição da propriedade. É possível consultar o valor e emitir a segunda via fazendo o mesmo procedimento. Entenda melhor no tutorial:

  • Acessar o site da Prefeitura de Guarujá e clicar em ‘Serviços Online’;
  • Ficará disponível uma lista com todos os procedimentos disponíveis, clique em ‘IPTU’;
IPTU
  • Insira o número de inscrição do seu imóvel, esta informação fica disponível na guia de pagamento do IPTU. Depois, clique em ‘Enviar’.
Consulta IPTU Online

Pagamento IPTU 2020 Guarujá

O pagamento IPTU 2020 Guarujá pode ser feito à vista, em cota única, ou parcelado em 12 vezes. É bem ampla a lista da rede bancária que aceita o pagamento do tributo na cidade, veja onde pode realizar a quitação:

  • Santander;
  • Itaú Unibanco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

Os carnês têm vencimentos a partir de 12 de janeiro para os bairros do Centro, 19/01 na região Sul, 24/01 Oeste e Leste, e 31/01 zonas ZN Norte e Sul. Para pagamento da primeira parcela ou da cota única, existe desconto IPTU Guarujá 2020 de 3,5%. Para parcelamento de janeiro a dezembro, não há desconto.

Contato Prefeitura Municipal Guarujá

Para o esclarecimento de mais informações sobre o IPTU 2020 Guarujá é interessante comparecer até a Prefeitura Municipal Guarujá, onde os funcionários estarão capacitados para esclarecer quaisquer dúvidas e encaminhar o munícipe para o setor correto.

  • Endereço: Avenida Santos Dumont, 800 Bairro Santo Antônio;
  • Telefone: (13) 3308-7000.

O atendimento referente a processos sobre IPTU, que atualmente funciona no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CEACON) na Avenida Leomil, 630/Centro será realizado no Paço Municipal Raphael Vitiello, Avenida Santos Dumont, 640/Santo Antônio.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *